terça-feira, 24 de novembro de 2009

Relatório da atividade de curso para o dia 18/03/2009

GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
AVANÇANDO NA PRÁTICA
Cursista: Carlos Alberto Ramos Euripedes

Escolhi para aplica em sala de aula a tarefa da aula 02 do AA3, versão do aluno, por se tratar de um texto que aborda a violência sexual contra uma jovem e que culminou com sua morte. Esse assunto é extremamente pertinente pois o homicídio recente de uma menina de 12 anos e seu esquartejamento por uma vizinha chocou a sociedade não apenas local, mas de todo o país. Além disso, a acusada do homicídio é mãe de um ex-aluno da escola e conhecido dos meus alunos. Este jovem, aliás é também acusado de participação no crime. Como trabalho com oitava série, acreditei que meus alunos possuíam maturidade suficiente para discutir o assunto.
Quanto à questão do gênero textual, os alunos não apresentaram dificuldades para distinguir o texto de Drummond de uma propaganda. O tema provocou a sensibilização e o envolvimento de todos, a discussão foi proveitosa e a produção de texto gratificante. Especificamente em relação à produção, fizemos uma alteração, pois o gênero que já estávamos explorando é o artigo de opinião e seu antecedente, a crônica. Por conta disso, foi combinado que os alunos poderiam optar pela produção de uma crônica ou de um artigo de opinião sobre um acontecimento de violência que os tivesse chamado a atenção por algum motivo em particular ( assim como pede o AA3).
Como o assunto causou sensibilização e, além de fomentar a discussão e a produção textual, também permitiu evidenciar a diferença entre dois gêneros textuais, avalio como extremamente positiva a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário