terça-feira, 24 de novembro de 2009

“Pelos Caminhos da Vida” – Projeto de escola uberlandense resgata história e auto-estima dos alunos da EJA

Professores e alunos da E.J.A., da Escola Municipal Professor Eurico Silva, Uberlândia, Minas Gerais, participaram durante o primeiro semestre de 2009 do projeto “Pelos Caminhos da Vida”. O objetivo do projeto é realizar a prática a partir da experiência de vida dos alunos e dos caminhos que percorreram para chegar até ali.

“Respeitar e valorizar a história de cada um é um elemento essencial na construção de um vínculo duradouro e produtivo entre escola, aluno e professor”, diz Carlos Alberto Ramos Euripedes, professor de Língua Portuguesa dos quintos e sextos períodos. “Na primeira etapa desse projeto, cada aluno se descreveu, depois, trocou correspondência com os colegas e com a equipe pedagógica da escola (Todos da equipe enviaram cartas aos alunos). No final, escreveram sua biografia e a apresentaram no meio digital, em slides e vídeos.”

Outro ponto interessante dessa trajetória foi o contato que muitos tiveram pela primeira vez com o computador. O laboratório de informática foi o local onde os alunos aprenderam a utilizar os programas Power-Point, BrOfficeImpress e Windows Movie Maker, através dos quais criaram a apresentação de suas histórias pessoais.
Já estamos chegando ao final do semestre letivo e o projeto termina com uma avaliação positiva por parte tanto de alunos quanto de professores e demais educadores, o que nos mostra como o trabalho em conjunto e o respeito ao aluno podem garantir sucesso pleno ao desenvolvimento educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário