sábado, 13 de junho de 2009

Oficina 6, Unidade 12, TP3

Texto condutor: "Composição: o salário mímimo" - Jô Soares

Oficina realizada em 18 de maio de 2009
Sistematização das respostas dos professores cursistas


Sistematização: Gêneros e tipos textuais (120 minutos)

Proposta de atividade: formar grupos de quatro pessoas para ler e analisar o texto em questão

Grupo 01: ler, analisar o texto e enumerar argumentos para que ele seja considerado um exercício de redação escolar.

  • É uma simulação de produção de texto de um aluno, provavelmente , das primeiras séries do ensino fundamental.
  • A linguagem do texto é coloquial, com expressões da linguagem oral, por exemplo "lá em casa".
  • Linguagem simples e informal com presença de gírias (nível infantil).
  • Os argumentos e exemplos são utilizados dentro do ambiente familiar.
  • A estrutura é típica de uma redação escolar.

Grupo 02: ler, analisar o texto e enumerar argumentos para que mostrem não tratar-se de um exercício escolar.

  • Uma criança não teria argumentos diferentes como os apresentados no texto (abrangendo áreas sociais diferentes).
  • Usa de ironia o tempo todo.
  • É uma crítica social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário