quarta-feira, 17 de junho de 2009

Encontro 11 de maio - Relatório

Neste encontro, tivemos uma palestra que faz parte do
Curso de Formação Continuada 2009: "Caminhos e Interfaces"

voltado para professores de Literatura e Língua Portuguesa da Rede Pública Municipal de Uberlândia, MG

Tema da palestra: "Metodologia de leitura de Imagens"

Minstrantes:

Prof. Ms. Maria Rosalina Pereira Miguel (Cemepe/PMU)
Profa. Ms. Márcia Maria de Souza (Rede Arte na Escola /UFU)

A palestra teve o seguinte roteiro:

ROTEIRO PARA LEITURA DE IMAGENS

1º ESTÁGIO – DESCRITIVO
  • O que vejo?
  • O que é isto? O que mais me chama atenção nesta imagem?
  • O que mostra esta imagem?
  • O que está acontecendo?
  • Como são as cores, as formas e as relações espaciais entre os elementos que compõem esta imagem?
  • Quais as conexões possíveis entre os signos visuais observados nesta imagem e a minha realidade visual?
2º ESTÁGIO – INVESTIGATIVO
  • Os elementos percebidos e descritos me remetem a que?
  • Que outras imagens, conhecimentos e informações podem se relacionar com esta imagem?
  • Quem é o autor (artista) e porque ele criou esta imagem desta maneira?
  • Em que data, em que época foi feita?
  • Quais os materiais utilizados?
  • Qual é o título desta imagem (obra)?
  • O que os elementos que compõem os signos visuais percebidos comunicam e expressam para além da visualidade primeira (aparência)?
3º ESTÁGIO – INTERPRETATIVO
  • Essa imagem traduz alguma experiência relacionada com a minha realidade?
  • Que conhecimentos, que outras informações sinto necessidade de saber para aprofundar meu entendimento sobre essa imagem?
  • As relações entre os signos visuais, os signos materiais e os signos verbais observados me fazem pensar em quê?
  • O que ficou de mais forte desta imagem?
  • Quais são as conexões possíveis entre o “olhar” de quem criou esta imagem, meus conhecimentos, experiências e vivências e o contexto em que vivo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário