sexta-feira, 5 de junho de 2009

Aula dada

Gibi- diversão e aprendizado

Informações da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Criar textos que relacione imagem e diálogo de forma criativa e lúdica; Unir duas expressões: a literária e a artística. Aprender a criar histórias com o portador textual: quadrinhos; Apropriar-se da escrita formal; Ilustrar os textos através de ferramentas tecnológicas; Desenvolver uma história que conjugue texto e imagem através de um software.
Duração das atividades
Uma seqüência de atividades de 8 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Verifique quais são os conhecimentos que os alunos possuem sobre o gibi. Discussão sobre o que é o gibi? Como criar histórias?
Orientações didáticas
· É fundamental que o professor pesquise sobre o processo de produção de um gibi.
· É importante que o professor organize uma caixa ou um espaço na sala de aula com diferentes gibis. Estes podem ser obtidos através de doação. Para servir de repertório para os alunos.
· Estimule os alunos a lerem as histórias e trocarem suas impressões sobre as mesmas.
· O projeto deve ser debatido com os alunos e suas sugestões devem ser levadas em consideração;
· Caso seja possível, utilize os recursos de internet para enriquecer as pesquisas, troca de e-mail e até mesmo um projeto colaborativo com outra classe.
· Estimule a criatividade dos alunos e faça intervenções para que o estudo da língua seja um dos elementos –chave.
· Organize o trabalho em duplas, pois a produção será valorizada por conter pelo menos 2 contribuições. A dupla produtiva estimula aos alunos a aprenderem uns com os outros.
· Converse sobre a importância do trabalho em grupo e quais devem ser os procedimentos em momentos de conflito;
· Socialize as descobertas de cada aluno com todos os outros;

Storyboard- Descrição quadro a quadro- contendo informações do cenário, personagens e diálogos. Ou seja, é o planejamento de cada quadro da história. Como se irá trabalhar com um software o Hagaquê, é necessário, escolher antecipadamente as figuras, cenários e diálogos para otimizar o tempo. Esse banco de dados deve ser disponibilizado em uma pasta do computador de acesso a todos os alunos. O Storyboard pode ser feito em uma folha de sulfite dividida em vários quadros.
· Que o projeto desenvolvido não tenha um fim em si mesmo, mas que gere desejo por descobrir outros assuntos. É importante sempre enfatizar para os alunos que o conhecimento é algo que não tem fim, sempre há algo a descobrir.
Socializar a idéia do projeto com os alunos.
Esse primeiro contato com o projeto é fundamental para o sucesso de seu desenvolvimento. Os alunos precisam se sentir parte dele, e portanto consultados e desafiados. O planejamento pode ser coletivo, feito em uma cartolina para se ter certeza que todos estão acompanhando todas as fases. Envolva os alunos também na captação de recursos, fazendo uma campanha para arrecadação de gibis na escola.
Escolha da temática
· A dupla de alunos pode negociar e escolher um livro infantil ou um capitulo, o desafio seria transformá-lo em uma história de gibi;
· Ou ainda, continuar uma história finalizada, imaginando como seria , a continuidade da história , o que acontece depois dos felizes para sempre.
· Pode-se escolher um gênero, histórias de medo, no qual o desafio seria dar um final humorístico às histórias.
· Os alunos podem selecionar um fato do mês e criarem histórias sobre ela.
· Uma outra possibilidade seria criar uma história a partir de uma música.

Sequência didática

● Entregar uma pequena história para as duplas e pedirem para analisar quais elementos aparecem. O professor pode ir registrando em um cartaz as ponderações dos alunos. (balões, sons que aparecem, seqüência, etc.). Caso não apareça algum elemento, o professor como parceiro mais experiente deve contribuir, nomear, por exemplo as onomatopéias.
● Faça uma brincadeira para garantir que os elementos, ou seja a relação entre símbolo e mensagem estejam claras para todos. Faça quadrinhos com mensagens em cartões, divida a classe em grupos e um representante de cada grupo por vez, deve sortear um cartão e representar para a equipe através de mímica ou desenho, caso o grupo no tempo determinado acerte a equipe ganha um ponto, vence a equipe que tiver o maior número de pontos. Certifique-se que mesmo a equipe não ganhe o ponto, aprenda e adquira o conhecimento. Enfatize que o objetivo da brincadeira é aprender!
● Eleger a temática;
● Discutir o roteiro; (personagens, cenários, diálogos, trama, etc.)
● Apresentar cada um dos elementos que compõem as histórias em quadrinhos e suas funções.
● Converse com eles sobre a idéia de movimento e como ela é obtida através do desenho compare com a animação. Utilize o filme: Animando do site portacurtas, pois este é uma brincadeira sobre o movimento.
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=76
● Elaborar o storyboard. Nessa fase é preciso que o professor faça boas intervenções para a riqueza das histórias.
● Ensinar os alunos a usarem o HAGAQUÊ. É um programa bem intuitivo, mesmo os alunos que não são alfabetizados formalmente o utilizam com muita facilidade.

Fonte http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html acessível em 15 de setembro de 08

HAGAQUÊ:
Um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos. O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação.
Para fazer o downnload do programa:
www.nied.unicamp.br/~hagaque/
Þ O HAGAQUÊ permite inserir fotos, com uma câmera digital, os alunos podem ser também personagens de suas histórias.
Þ Caso possua internet, construir um banco de imagens ou como opção CD-ROM com cliparts para que o aluno possa construir suas histórias.
Þ É importante que as duplas possam ler as histórias dos colegas e opinarem de forma construtiva. Essa ação demonstra para os alunos que todos podem se ajudar.
Þ Revisar coletivamente os textos, identificando possíveis erros ortográficos.
Þ Pode-se fazer um concurso entre os alunos para elaboração da capa do gibi. Para manter a imparcialidade, alunos de outras classes podem escolher o vencedor. Nessa fase é imprescindível conversar com os alunos sobre o valor de cada trabalho e que o escolhido representará a dedicação de todos.
Þ Marcar uma data para o lançamento do gibi, convide os pais para participarem.
Dicas:
1-Para alunos na fase inicial de alfabetização, pode-se propor a criação de tirinhas. No site da turma da Mônica, há vários exemplos para discutir com os alunos. Pode-se recortar também tiras de jornal e analisar as diferenças

2- Para incentivar a pesquisa de campo, os alunos podem entrevistar um profissional de histórias em quadrinhos por e-mail , ou ainda fazer uma pequena vídeo-conferência através de site de conversa instantânea ou o SKIPE . Para este recurso é necessário que o entrevistado possua webcam. Para qualquer uma das estratégias é importante fazer antecipadamente o roteiro de perguntas com os alunos. 3- Faça uma visita a uma editora e conheça todo o processo de elaboração de um gibi. Registre o passeio com fotografias, para facilitar o acesso ao processo, quando ele for retomado em sala de aula. 4- Associe-se a alguma comunidade virtual ou lista de discussão que discuta o tema- quadrinhos, esse tipo de troca é muito interessante para o professor, pois representa uma ampliação de recursos e contatos.
Recursos complementares
Sulfite, cartolina, gibis, HAGAQUÊ, computador se possível internet e câmera digital. Fontes de Pesquisa: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ http://www.monica.com.br/comics/seriadas.htm http://www.sobresites.com/quadrinhos/ http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm
Avaliação
Relacionar o avanço de cada aluno com a elaboração do projeto em termos: - Escrita - Criatividade - Trabalho em grupo - Relação texto- imagem


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