sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Profa. Iêda Valéria : relatório AAA5, Unid.20

GESTAR ll – gestão da Aprendizagem Escolar
Escola Municipal Josiany França
Professora Iêda Valéria Fernandes Boaventura
Trabalho de aproveitamento de curso


Relatório de atividade aplicada

Conteúdo:
Caderno AAA5 - Unidade 20 – Relações lógicas no texto - Para organizar as informações- páginas 105 e 106

Público:
Alunos PAV (Programa acelerar para vencer), 6º e 7º anos.

Objetivo:
Identificar e empregar relações lógicas na construção de sentidos do texto.

Justificativa:
A atividade foi escolhida de acordo com o nível dos alunos.

Atividade:
Organizar as informações embaralhadas em dois tipos de textos diferentes: narrativo e de imagem e informativo.

Duração:
2h/aulas

Recursos:
Caderno AAA5 do Gestar.
Revistas e gibis.

Avaliação:
Participação e interesse dos alunos.


Relatório

A atividade foi aplicada em duas h/aulas, numa sala com 20 alunos de 13 a 15 anos na E.M. Josiany frança. Na primeira aula, foi solicitado aos alunos que observassem o texto1 do Caderno AAA5, página 105 - Unidade 20. Todos perceberam que os fatos apresentados no texto não apresentavam sequência de sentido. Após essa observação, foi solicitado aos alunos que organizem as informações contidas no texto. Foram levantadas (pelo professor) as diferentes pistas que colaboraram na ordenação dos fatos: vírgula, ponto final, travessão, ausência de pontuação, concordância e a própria seqüência e coerência dos fatos. A ordem narrativa determinada pelos alunos correspondeu àquela apontada na resolução das atividades do caderno. Os alunos mostraram interesse e muita alegria em fazer a atividade.
A seguir, foi pedido aos alunos que observassem o texto 2: de imagem e informativo, proposto no Caderno AAA5, página 106 - Unidade 20. Todos perceberam que no texto não havia sequência de sentido. Após essa observação, foi solicitado aos alunos que organizem as informações embaralhadas do texto 2. 50% dos alunos apresentaram a mesma sequência apontada na resolução das atividades do caderno. 50% dos alunos apresentaram mudança na ordem de um ou dois quadrinhos da história. Novas pistas desses quadrinhos foram levantadas e perguntado aos alunos o que a alteração na ordem desses dois quadrinhos trazia para a história.
Na segunda aula, foi proposta uma produção de texto em duplas, a partir de recortes de revistas e gibis. Todos os alunos mostraram interesse em fazer a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário