sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Profa. Iêda Valéria : relatório AAA3, Unid.10

GESTAR ll – Gestão da Aprendizagem Escolar
Escola Municipal Josiany França
Professora Iêda Valéria Fernandes Boaventura
Trabalho de aproveitamento do curso: relatório


Relatório de atividade aplicada

Conteúdo:
Caderno AAA3 - Unidade 10 - Trabalhando com os gêneros textuais
Leitura e estudo de 2 textos - atividades 1 e 2
Descobrindo caminhos da poesia- páginas 47 e 48

Duração:
2h/aulas

Público:
Alunos PAV (Programa acelerar para vencer), 8º e 9º anos
 
Objetivos:
Reconhecer o gênero textual “classificado” ou “anúncio”.
Identificar características que levem a classificação do gênero anúncio.
Distinguir os gêneros: literário e não-literário.

Recursos:
Caderno AAA3 do Gestar,  jornais, poesias.

Avaliação:
Participação e interesse dos alunos.

Relatório

          A atividade foi aplicada em duas h/aulas, numa sala com 25 alunos de 15 a 18 anos, na E.M. Josiany frança. Com o objetivo de verificar o conhecimento intuitivo dos alunos, não foram passadas informações anteriores sobre o gênero dos textos.
          Na primeira aula, fez-se a leitura do texto 1 “Classificado de jornal” do Caderno AAA3 - Unidade 10. Após leitura, foi solicitada a resolução das 3 questões de interpretação de texto sugeridas no caderno. Todos os alunos acertaram a primeira questão, considerando como certas as respostas: “no jornal” e “em lojas especializadas”. Todos os alunos acertaram a segunda questão, afirmando que o objetivo do texto era propor um negócio. Cerca de 80% dos alunos acertaram a terceira questão, lembrando que esse tipo de texto tem um verbo que começa o texto, dados do item a ser negociado e indicações importantes para contato como endereço e telefone.
         Após a correção das questões, fez-se a leitura de vários classificados do jornal Correio. A seguir, foi proposta uma produção de texto do gênero classificado comercial. Todos os alunos fizeram testos de boa qualidade e que apresentaram os elementos característicos desse gênero.
          Na segunda aula, foi solicitado aos alunos que fizessem a leitura do texto 2 “Anúncio de zoornal” Caderno AAA3 - Unidade 10 e, a seguir, a resolução das 6 questões propostas no Caderno. Cerca de 80% dos alunos acertaram a primeira questão, 20% não entenderam o texto e acharam estranho ser um macaco o autor do texto. Todos os alunos acertaram parte da segunda questão, identificando o verbo troca-se que inicia o texto, somente 10% percebeu as descrições positivas comuns às descrições de negócios. Cerca de 10% dos alunos acertaram parte da terceira questão, observando que o anúncio era feito em versos e o humor da troca de um galho por bananas. Cerca de 10% dos alunos acertaram a quarta questão. Cerca de 80% dos alunos acertaram a quinta questão, afirmando que zoo se relacionava a animais. Na questão seis, todos os alunos perceberam que o primeiro texto tinha a intenção de fazer negócio e o segundo texto fazer uma brincadeira. Todos os alunos mostraram capacidade para reconhecer e caracterizar os diferentes gêneros: literário e não-literário.
         Após a correção das questões propostas, fez-se a leitura de vários classificados poéticos de Roseana Murray. A seguir, foi proposta uma produção de texto do gênero classificado poético. Todos os alunos fizeram testos apresentando os elementos característicos desse gênero.

Um comentário:

  1. Sou pedagoga, Poliana Pfeifer, da Escola Municipal Josiany França e como objetivo principal trazer de volta às escolas e aos alunos a alegria em aprender, os sonhos por um futuro melhor e o prazer em estar em sala de aula. Venho parabenizar o trabalho da Professora de Língua Portuguesa Iêda Valéria da Escola Municipal Josiany França, quando percebe que, seus alunos do PAV ficam mais interessados nas aulas e acabam melhorando seu desempenho escolar.Abraços!!!

    ResponderExcluir